QUANTO CUSTA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL? A VERDADE “SECRETA” FINALMENTE REVELADA

Quanto custa montar uma loja virtual? Esta era a exata pergunta que eu e minha esposa nos fazíamos em Outubro de 2012, quando pensamos em abrir nossa primeira loja.

Mas, se você já procurou essa informação na internet alguma vez, já deve imaginar que não encontramos nenhuma resposta satisfatória.

E o que é mais incrível é que mesmo quando resolvemos contratar pessoas “especializadas” para montar nossa loja, elas também não tinham a menor ideia de como fazer isso.

Mas aí vem a grande questão, como eu vou entrar em um negócio que eu não tenho a menor ideia de qual será o meu investimento para isso?

Como a minha vontade de criar a loja era maior do que qualquer outro empecilio, eu decidi encarar o desafio mesmo assim, porém os resultados não foram nada bons.

Para saber mais da minha história na primeira loja clique aqui

Bom, voltando ao tema, é claro que não é possível dizer precisamente quanto custa montar uma loja virtual, sem conhecer as condições envolvidas no negócio.

Porém você não precisa começar o negócio 100% no escuro, sem saber nem mesmo um valor médio que você precisará investir.

Neste artigo vou mostrar a você como poderá calcular passo-a-passo o custo médio que você precisará investir no início da sua operação.

Para facilitar seu entendimento, dividi os investimentos a serem feitos em 4 partes:

  • Investimento estrutural
  • Investimento tecnológico
  • Estoque inicial
  • Capital de giro

Também para facilitar os cálculos, vou citar como exemplo neste artigo a criação de uma loja virtual de relógios (uma das que já tive rs), e vou usar alguns valores de referência para nos auxiliar, ok?

Lembrando que aqui vou mencionar apenas os custos envolvidos na operação de e-commerce em si.

Antes da montagem da loja propriamente dita, é possível que você precise investir em: consultoria, formalização da empresa e etc.

Dito isso, continue lendo o artigo para saber exatamente o quanto será necessário investir para a montagem da sua loja virtual.

#1 INVESTIMENTO ESTRUTURAL


computador-e-impressora

 

O primeiro passo para você calcular o quanto precisará investir na montagem da sua loja virtual é relacionado a estrutura.

Essa estrutura é necessária não só para a montagem de uma loja virtual, mas de qualquer empresa, já que neste investimento estão incluindos os equipamentos necessários para fazer qualquer empresa funcionar, como: computador, impressora, telefone e outros.

Veja o vídeo abaixo onde detalho mais sobre esta etapa.

OBSERVAÇÃO: este e os outros vídeos abaixo, são parte de um treinamento pago que não está mais a venda, sendo assim alguns materiais que cito neles não estão disponíveis.

Como você pode ver esta etapa é bem tranquila de se calcular.

Em alguns casos pode ser que seu investimento estrutural seja 0 (zero), se você já tiver os equipamentos necessários mesmo antes de montar a sua loja virtual.

Em nosso caso de exemplo vamos ilustrar que você precise apenas de mais um notebook que custará R$1.500,00.

Agora que você já sabe como calcular o investimento estrutural, para sua loja virtual, continue lendo o artigo para ver como calcular o próximo custo: o tecnológico.

#2 INVESTIMENTO TECNOLÓGICO


tecnologia

 

A segunda etapa no processo de calcular o investimento necessário para montar sua loja virtual é a do investimento tecnológico.

Nesta etapa já vamos começamos a calcular os gastos envolvendo o e-commerce em si.

Esta é a hora de saber quanto você irá investir em: compra de domínio, hospedagem, plataforma e customização.

Lembrando que dependendo do tamanho da sua operação será necessário investimentos além destes que mencionei acima.

Os que citei são os indispensáveis para qualquer loja virtual, independente do tamanho.

Para ver em detalhes como calcular estes custos assista ao vídeo abaixo:

Bom, então seguindo em nosso exemplo, o investimento tecnológico estimado será:

  • Domínio:R$30,00 (pago uma e vez válido por um ano)
  • Hospedagem: R$150,00 (pago mensalmente, aqui vamos considerar apenas o primeiro mês, o restante entrará no custo fixo mensal, que vou abordar abaixo.
  • Plataforma: R$ 150,00 (pago mensalmente, aqui também vamos considerar apenas o primeiro mês).
  • Customização: R$3.000,00 (pago somente uma vez)

Sendo assim o investimento tecnológico necessário será de: R$3.330,00

3# INVESTIMENTO NO ESTOQUE INICIAL


controle-de-estoque

 

A terceira etapa no processo de cálculo de investimento para a montagem da loja virtual é a do estoque inicial.

Esta talvez seja a etapa em que o cálculo mais dê diferença de uma empresa para outra, já que o valor a ser investido em estoque vai variar se: a loja vai trabalhar apenas com um nicho, ou vários, se o produto é de fabricação própria ou de terceiros, qual é o tempo médio de reposição dos produtos e assim por diante.

Por isso, ao fazer este calculo é preciso que antes você já tenha bem definido qual será o seu ramo de atuação e que tamanho o seu negócio terá inicialmente.

Veja o vídeo abaixo para saber como calcular o estoque inicial:

Vamos pegar novamente o exemplo da loja de relógios.

Após fazer um estudo de mercado, ver quais são os produtos mais procurados e definir qual será o tamanho do mix de produtos, suponhamos que você chegou a seguinte conclusão:

Ter inicialmente um mix de 100 relógios diferentes e 1 modelo de cada (isso porque o tempo de reposição do fornecedor é bem atraente, na média 5 dias).

O preço de custo de cada relógio incluindo o frete é de R$300,00.

Sendo assim o investimento no estoque inicial será de R$30.000,00

Com este cálculo feito, vamos para o último deles: o capital de giro.

 

4# INVESTIMENTO EM CAPITAL DE GIRO


capital-de-giro

 

Este talvez seja o investimento mais subestimado por quem deseja montar uma loja virtual.

E também é sem dúvida um dos maiores responsáveis pelo fracasso da maioria das lojas virtuais.

Infelizmente, boa parte das pessoas acredita que ter uma loja virtual é muito diferente de outros negócios, que o retorno é rápido, que os custos são baixos.

Realmente se formos comparar com a montagem de uma loja física, uma loja virtual normalmente necessita de um investimento menor, mas isso não significa que já se pode abrir uma loja virtual hoje e esperar retorno para amanhã.

O capital de giro é o valor que você precisa ter especialmente para o início do negócio, quando as vendas normalmente vão bem devagar.

Existem diversas maneiras de se calcular este valor, e é bem difícil chegar a um valor preciso.

O método que utilizo é usado pela Trevisan, uma das escolas de negócios mais conceituadas do país.

Para chegarmos no valor que queremos, primeiro será necessário calcular o CCM (custo fixo mensal) que é o custo que sua empresa tem mensalmente, independentemente de vender ou não.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como calcular o custo fixo mensal.

Continuando o exemplo da loja de relógios o Custo Fixo Mensal, será o seguinte:

  • Plataforma: R$ 150,00
  • Hospedagem: R$ 150,00
  • Internet: R$ 105,00
  • Luz: R$ 60,00
  • Telefone: R$50,00
  • Material de Escritório: R$30,00
  • Pró-labore: R$4.000,00
  • Marketing: R$2.000,00
  • Contabilidade: R$300,00

Assim, meu custo fixo total será: R$6.845,00

Com esta informação em mãos podemos calcular o capital de giro inicial necessário.

Veja o vídeo abaixo para saber como calcular:

Usando a mesma formula do vídeo, vamos calcular o valor do capital de giro necessário para a montagem da loja virtual de relógios

  1. 6 primeiros meses: R$28.749,00 (70% do custo fixo mensal vezes 6)
  2. Próximos 6 meses: R$20.535,00 (50% do custo fixo mensal vezes 6)

Ou seja, o capital de giro necessário será de R$49.284,00

Lembrando que esta é uma forma conservadora de calcular o capital de giro e que não será necessário ter todo este valor logo no início do projeto, já que é um valor estimado para um ano.

 

EMFIM, QUANTO VOCÊ IRÁ INVESTIR INICIALMENTE PARA MONTAR SUA LOJA VIRTUAL?


calcular-os-custos

Agora, para fazer o cálculo do investimento total basta somar todos os valores que já encontrou.

No caso de nosso exemplo seria:

  • Investimento Estrutural: R$1.500,00
  • Investimento Tecnológico: R$3.330,00
  • Investimento em estoque inicial: R$30.000,00
  • Investimento em capital de giro: R$49.284,00

Sendo assim, o total a ser investido na loja virtual de relógios será: R$84.114,00

Agora, e se você não tiver todo o capital suficiente para montar a sua loja virtual? Continue lendo o artigo, pois eu separei 6 dicas pra você que se encontra nessa situação.

 

6 DICAS PARA DIMINUIR O INVESTIMENTO INICIAL


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Bom, agora pode ser que você já fez todas as contas e viu que você não tem o investimento suficiente para montar uma loja virtual, nos padrões que mencionei acima.

Por isso, vou citar aqui 6 dicas de o que você pode fazer para diminuir os custos no inicio da sua operação

 

Dica #1 | Invista o mínimo possível em estruturaescritorio

 

Boa parte das pessoas quando pensam em ter seus negócios próprios querem ter um escritório moderno, com macbooks, poltronas presidenciais e tudo mais que tiver direito.

E não tem absolutamente nada de errado com isso.

No entanto, essas coisas não vão ajudar em nada o seu negócio.

Sendo assim, gaste o mínimo possível em móveis e equipamentos.

Para a maioria das operações de pequenas lojas virtuais: um computador para cada pessoa, uma impressora e um telefone já são suficientes.

Dica #2 | Use uma plataforma de e-commerce alugada e de baixo custoplataformas-baratas (2)

 

Uma das maiores dúvidas de quem pretende montar uma loja virtual é qual plataforma de e-commerce escolher, já que as opções são muitas e os preços também variam bastante.

Se você tem pouco investimento, te aconselho escolher uma plataforma alugada, onde você paga mensalmente um valor (a partir de R$50,00 por mês, já incluindo a hospedagem) e já consegue colocar sua loja no ar.

Algumas plataformas que você pode consultar são: D Loja Virtual, Loja Integrada, Nuvem Shop, Xtech Commerce e Iluria.

Observação: existem plataformas e plugins open source (código aberto) que são excelentes e gratuitos, como Magento, Woocommerce, Prestashop e etc. Porém para usá-los você precisará ter um conhecimento no mínimo intermediário sobre programação.

Dica #3 | Tenha o mínimo de estoque possível inicialmenteestoque

 

Vimos acima que o custo com estoque inicial é um dos que mais impactam a criação da Loja Virtual.

Por isso, é importante definir muito bem a quantidade de produtos que é “indispensável” você ter em estoque para começar a operação.

Aqui vão duas dicas para:

  • Dê preferência a fornecedores do Brasil: é claro que isto não é uma opção se você pretende trabalhar com produtos que obrigatoriamente devem ser importados, mas é importante ter em mente que quanto mais tempo seus produtos demoram a chegar, maior precisará ser o seu estoque.
  • Tenha um Mix de produtos pequeno: um grande erro que boa parte dos donos de lojas virtuais cometem é justamente ter muitas opções de produtos diferentes. Isso faz com que o estoque tenha que ser muito grande, e além disso, ter muitas opções de produtos semelhantes só atrapalha na hora das vendas. Falei um pouco mais sobre isso neste artigo.

Dica #4 | Se possível, trabalhe um tempo sem retirar pró-laboreplatacao-de-semente

 

É evidente que se você está se propondo a criar um negócio, ele deve com o tempo  sustentar a sua família e alem disso, dar lucro.

Porém, normalmente o primeiro ano de qualquer negócio é repleto de desafios e as vendas não acontecem na velocidade que se espera.

Por isso, se você tiver condições de se sustentar sem necessitar fazer a sua retirada de pró-labore inicialmente seu negócio agradece 🙂

Eu mesmo usei este recurso em minha primeira loja virtual.

Conversei com minha esposa e juntos decidimos que ela continuaria em seu trabalho, enquanto eu ficaria focado por tempo integral nas atividades da loja.

Isso nos ajudou muito no começo.

 

Dica #5 | Invista com moderação em marketingmarketing

 

Uma das grandes vantagens de se trabalhar com E-commerce é que na maioria dos casos não é necessário ter pontos comerciais, assim como em um negócio tradicional.

Porém, é necessário investir em marketing, já que as pessoas não vão te “encontrar” na internet facilmente.

Mas, essa etapa deve ser feita com muita cautela.

O ideal é que se contrate uma agência especializada em marketing digital para e-commerce para lhe auxiliar.

Mas como estamos considerando que seu investimento é baixo essa opção pode ser meio inviável.

Neste ponto você tem duas opções: aprender sozinho sobre marketing digital na internet mesmo, especialmente no youtube ou adquirir treinamentos pagos.

Durante um bom tempo eu escolhi a primeira opção, mas depois percebi que esta não era a melhor opção pra mim, já que consumia o que eu acredito que seja o meu bem mais precioso (tirando minha esposa é claro), que é o meu tempo.

Se você realmente não pode investir nada, eu sugiro que tenha muita dedicação e tempo disponível para aprender sobre Marketing Digital.

Porém se você pode fazer algum investimento, minha sugestão é de adquirir um treinamento pago mesmo, onde você terá todo o suporte e um conteúdo organizado.

Se você quiser aprender como posicionar sua loja virtual na primeira página do Google e receber visitas Gratuitas eu recomendo o treinamento de SEO do Márcio Eugênio. Para conhecer o treinamento clique aqui (link de afiliado)

Dica #6 | Considere vender em Marketplacespraças (1)

 

Os Marketplaces tem sido uma boa opção para quem pretende montar um loja virtual e tem pouco investimento, já que na maioria deles (senão todos) não é necessário fazer nenhum investimento inicial.

A forma de rentabilização dos marketplaces é reter um percentual das vendas que os comerciantes realizam.

O principal marketplace não só do Brasil mas de toda América Latina é o Mercado Livre.

Mas além dele tem outras opções como: Enjoei, Rakuten, Grupo B2W (Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato).

Alguns Market Places são bem burocráticos, já em outros a concorrência é extremamente alta e essa é a parte meio chata.

Mas mesmo assim vale a pela levá-los em conta.

CONCLUSÃO | QUANTO CUSTA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL?


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Bom, espero que este artigo tenho lhe ajudado a esclarecer esta dúvida de quanto custa montar uma loja virtual.

E o mais importante,

Se você tem o desejo de montar uma loja virtual, ou qualquer outro negócio, não permita que nenhuma barreira lhe impeça, nem mesmo a falta de investimento.

Eu acredito que qualquer pessoa que tenha, perseverança, resiliência, persistência e força de vontade pode qualquer coisa, não importa o quão grande seja.

E se você realmente estiver decidido a encarar essa jornada de montar uma loja virtual e está disposto a enfrentar os desafios que qualquer negócio apresenta, pode ter certeza que você está no lugar certo.

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