Marketing de relacionamento, o que é e como pode ajudar sua Loja Virtual a vender?

Como me diferenciar dos meus concorrentes?

Essa é uma pergunta muito comum feita por donos de lojas virtuais que não aguentam mais ter de baixar o preço dos seus produtos para competir com as grandes lojas.

E na minha opinião a melhor resposta a esta pergunta é: fazendo marketing de relacionamento.

O meu objetivo ao escrever este artigo é explicar em detalhes pra você o que é essa estratégia de marketing e como ela pode literalmente mudar a história da sua loja.

Nesse artigo você vai aprender:

  • O que é marketing de relacionamento
  • 5 principais motivos para a sua loja virtual começar a usar essa estratégia
  • Como de fato fazer marketing de relacionamento
  • Os 4 principais desafios para implementá-lo

Parece interessante? Se sim, continue lendo o artigo e aprenda tudo que você precisa saber sobre essa poderosa estratégia de vendas.

 

O QUE É MARKETING DE RELACIONAMENTO?


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Como normalmente é feito o marketing de uma loja virtual?

Bom, geralmente é criado um anúncio no Google Adwords, baseado na pesquisa que a pessoa fez no Google.

Se o anúncio for relevante para a pessoa ela clica nele e vai para a loja.

Lá ela decide se vai ou não comprar o produto.

Cerca de 99% das pessoas que entram em uma loja não compram, e na maioria das vezes após alguns dias nem se lembram que entraram nela.

Isso obviamente é um problema, e o marketing de relacionamento vem com a proposta de resolvê-lo.

Ele tem a finalidade de criar conexões emocionais com o seu público para que ele venha a se tornar leal à sua empresa.

Sendo assim, os dois principais objetivos ao se usar essa estratégia são: aumento de conversão e fidelização de clientes.

Vou falar no próximo tópico os 5 principais benefícios da sua loja usar estratégias de relacionamento, então continue lendo o artigo.

 

5 MOTIVOS PARA SUA LOJA VIRTUAL FAZER MARKETING DE RELACIONAMENTO


1 | É mais barato

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O primeiro motivo, e obviamente um grande motivo de se fazer marketing de relacionamento é o custo.

A cada dia que passa está mais caro anunciar nas plataformas como Google Adwords e Facebook Ads.

E quando você usar estratégias de relacionamento para atrair o público, é muito mais fácil receber visitas orgânicas (gratuitas) em sua loja virtual.

Além disso, mesmo que você queira “dá uma impulsionada” investindo em anúncios, quando você está procurando criar relacionamento os anúncios são extremamente mais baratos.

E isso acontece porque as plataformas como o Google e o Facebook por exemplo, levam muito em conta ao precificar os anúncios qual experiência a pessoa impactada vai ter.

Sendo assim, quando o objetivo é aumentar o relacionamento o preço dos anúncios é menor.

 

2 | Aumenta a sua taxa de conversão

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Se você já tem uma loja virtual sabe muito bem da importância que é aumentar a sua taxa de conversão.

Ou seja, a relação entre o número de pessoas que entram em sua loja virtual e as que efetivamente compram nela.

E quando você cria relacionamento com seu cliente ou prospecto, a chance dele comprar de você aumenta consideravelmente.

E isso pode ser explicado de maneira simples.

Não sei se você sabe mas eu já tive uma loja virtual de relógios.

E quando tínhamos a loja dezenas de amigos compraram relógios com a gente.

E isso, mesmo sem nós (eu e minha esposa) ficarmos tentando vender pra eles.

Eles compravam naturalmente, pelo relacionamento que tínhamos.

E no seu caso vai acontecer exatamente a mesma coisa.

Quando você criar relacionamento com seu público eles não vão ir o tempo todo ao seu concorrente pra ver se o preço dele está mais barato que o seu.

Com certeza ele vai priorizar comprar de você.

 

3 | Maior poder de viralização

Concept of spreading information from person to person creating the growth in the message’s exposure and influence. Modern flat design illustration concept of viral marketing

Outro grande benefício de usar estratégias de relacionamento é o poder da viralização.

E esse é um grande desejo de praticamente todo mundo que tem um negócio, fazer com que as pessoas curtam e compartilhem suas publicações.

Mas dificilmente as pessoas vão compartilhar publicações dizendo “compre aqui, aqui é mais barato, 30% de desconto” e assim por diante.

Para que você consiga que suas ações de marketing de relacionamento se tornem viralizáveis é preciso criar conteúdo de valor para o público.

Assim, você vai conseguir primeiro que que a pessoa se conecte a você, ou a sua loja, e isso vai tornar a viralização muito mais natural.

 

4 | Poder cobrar um preço maior

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É exatamente isso que você leu,

Quando você usar estratégias de marketing de relacionamento, é possível cobrar um preço maior do que os seus concorrentes.

E por que isso acontece?

Bom, durante muito tempo eu pensei que todas as pessoas só faziam as suas escolhas de produtos baseadas no preço, mas isso é uma grande mentira.

É claro que existem pessoas que ficam olhando os centavos na hora de comprar qualquer coisa, mas esse não é o tipo de público que você deve querer impactar.

Você deve focar no público que se preocupa com o valor dos produtos e serviços.

Essas pessoas estão é claro em busca de um preço justo pelo produto que pretendem adquirir, mas normalmente estão dispostas a pagar mais caro, caso a empresa ofereça algum diferencial.

Nesse caso o diferencial é o próprio relacionamento.

 

5 | Maior fidelização dos clientes

Businessman showing compassion holding red heart onto his chest in his suit - crm, service mind business concept.

Sem dúvida um dos maiores benefícios ao se fazer marketing de relacionamento é a fidelização dos clientes.

Uma das perguntas que eu mais recebo é: como posso aumentar o número de visitantes da minha loja virtual?

E é claro que isso é uma preocupação muito válida, já que pelo menos na teoria quanto mais pessoas conhecerem a sua loja, mais vendas você irá fazer.

Porém se a sua loja já faz um número considerável de vendas a pergunta na verdade deveria ser a seguinte: “como faço para melhorar a fidelização dos meus clientes?”

E isso porque na grande maioria das vezes é mais fácil vender novamente para alguém que já comprou de você, do que conquistar um novo cliente.

Bom, agora que você já viu o porquê é importante usar estratégias de marketing de relacionamento, vamos de fato saber como você pode usar essa estratégia na sua loja virtual.

Então, continue lendo artigo e veja tudo o que você precisa saber para implementar essa eficiente ação de marketing.

 

COMO FAZER UM BOM MARKETING DE RELACIONAMENTO?


Conheça o seu público

Travel community vector illustration

É importante conhecer o seu público antes de começar a se relacionar com ele.

Funciona basicamente como se fosse um relacionamento amoroso, você precisa antes conhecer o seu parceiro ou parceira.

Então, quando você o conhece bem, fica mais fácil agradar a pessoa que esta ao seu lado e tomar decisões importantes, como ficar noivo ou se casar.

Concorda?

Da mesma forma, tem que ser seu relacionamento com seu público.

Mas, você pode estar se perguntando: o que é importante saber sobre o público?

São basicamente 3 coisas que vou detalhar abaixo.

 

1 | Por que a pessoa compra?

Portrait of young happy woman sharing her travel vacation photo and video files in social media

A resposta a essa pergunta deve estar muito clara, primeiramente a você como vendedor.

Mas também é importante saber qual é a percepção da pessoa com relação a compra, em outras palavras, que tipo de sentimento a pessoa terá ao comprar.

As pessoas normalmente compram por um destes 3 motivos:

Dor

Sim, boa parte das pessoas compram um produto ou serviço esperando que ele resolva, uma dor, ou seja uma necessidade fora do comum.

São exemplos: produtos para pessoas com dificuldade em dormir, produtos para pessoas obesas, para dores físicas em geral, programas para melhorar o relacionamento entre casais, dentre outros.

Necessidade

A necessidade pode ser confundido com a dor, mas na minha concepção são coisas diferentes.

Normalmente a necessidade é algo que a pessoa precisa, mas que não o ter, não causa um incômodo tão grande.

São exemplos: ferramentas, roupas uma ocasião específica, computadores, dentre outros.

Desejo

A maioria dos produtos se encaixam neste perfil, são as famosas “coisas suplerfas”.

Normalmente produtos desse tipo tendem a não ser tão fáceis de serem vendidos já que como a pessoa não tem pressa ao adquirí-lo ela pode analisar várias opções e talvez decidir comprar em outra ocasião.

São exemplos: relógios, bolsas, sandálias, sapatos, roupas (a maioria), videogames, celulares de última geração, e outras infinidades de produtos.

 

2 | Quais são os seus hábitos de compra

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Como, quando, onde e porquê, sua persona compra?

Estas são perguntas básicas para saber quais são os hábitos de compra da sua persona.

Sem dúvida entender os hábitos de compra de sua persona é uma das chaves para satisfazer suas necessidades e desejos.

 

3 | Quais são as suas objeções

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Aqui está uma das principais (senão a principal) coisa que você deve identificar sobre o seu público: as suas objeções.

Não importa se você vende, produtos ou serviços, ou qual é o sexo ou a idade do seus clientes, eles sempre terão objeções.

Só pra explicar caso você não saiba, uma objeção é qualquer argumento que seu cliente usa para dizer não à sua oferta.

Quando você sabe exatamente quais são as objeções do seu público, fica muito mais fácil eliminá-las, facilitando consequentemente o processo de vendas.

Se você quer saber mais sobre como conhecer melhor o seu público recomendo que leia este artigo.

 

Atraia o público

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Após conhecer bem o público é importante fazer ações para atraí-lo, ou seja, para que ele conheça a sua empresa.

Mas como fazer isso?

Bem, como estamos falando de relacionamento o ideal é que o primeiro contato que a pessoa tenha com a sua empresa seja através de algum conteúdo de valor, algo que ajude ela, sem que precise fazer nenhum investimento.

Existem diversos canais para se produzir conteúdo, vou mencionar aqui apenas 2 deles.

Blog

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Como usar hoje o blog para atrair o seu publico?

Por escrever conteúdos de qualidade falando tanto a respeito do seu produto como de assuntos de interesse deles.

Dê uma olhada em alguns números quando falamos em usar um blog para geração de conteúdo.

  • 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca
  • 75% das buscas não passam da primeira página de resultados.
  • 75% das pessoas não acreditam em anúncios.
  • Companhias que utilizam blogs têm 97% mais links para seus sites.
  • 92% das empresas já adquiriram um cliente através do seu blog.
  • Estratégias com blogs são 62% mais baratas e geram 3 vezes mais leads qualificados para um site.Fonte

Sendo assim ter um blog para a produção de conteúdo de valor pode ajudar você tanto a impactar mais pessoas, como ter mais conversões em seu negócio.

Youtube

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“O Youtube é a nova televisão.”

A cada dia que passa as pessoas estão deixando de assistir programas de tv para assistir vídeos no Youtube.

Com isso o Youtube também passou a ser um excelente canal de mídia.

Pra você ter uma ideia da dimensão disso dá uma olhada em alguns números recentes da plataforma.

  • O YouTube tem mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da Internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações.
  • O YouTube, e até mesmo o YouTube para dispositivos móveis, atinge mais adultos de 18 a 34 anos e de 18 a 49 anos que qualquer rede a cabo nos EUA.
  • O tempo de exibição do YouTube tem crescido pelo menos 50% a cada ano por três anos consecutivos.
  • O número de pessoas que assistem ao YouTube por dia cresceu 40% ao ano, desde março de 2014.
  • O número de usuários que começam a assistir o YouTube pela página inicial, como fariam quando ligam a TV, cresceu mais de 3x ao ano.

Lembrando que o Youtube, assim como o blog deve ser um local para você criar conteúdo de valor para a sua audiência e não pra tentar ficar vendendo o tempo todo.

Mas só tome cuidado para não tentar usar todas as mídias de uma só vez.

Explico o porquê disso no vídeo abaixo.

 

Se relacione com o público

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O primeiro passo já foi dado.

Você atraiu o público e deu algo de valor pra ele.

Mas o que fazer agora?

Bem, agora vem uma das etapas mais importantes, que é quando você confirma a boa impressão que o visitante teve da sua marca, criando relacionamento com ele.

Existem diversas maneiras de fortalecer esse relacionamento, mas aqui vou me concentrar nas duas principais maneiras: redes sociais e e-mail marketing.

Redes Sociais

redes-sociais

 

As redes sociais são mídias extremamente eficientes para para a criação de relacionamento.

Veja alguns estudos abaixo.

Uma pesquisa da “Futuro Digital em Foco Brasil 2015” (Digital Future Focus Brazil 2015), divulgada pela consultoria comScore mostra que nós brasileiros somos líderes no tempo gasto nas redes sociais.

A nossa média é 60% maior do que a do resto do Planeta!

A estimativa é que 2 Bilhões de pessoas usam as redes sociais todos os dias.

E ainda te falo mais.

O uso de aparelhos celulares para acessar a internet (66%) já compete com o uso por meio de computadores (71%). Veja aqui

Na pesquisa anterior, esses índices eram de 40% e 84%, respectivamente.

O uso de redes sociais influencia esse resultado.

Agora uma dica importante quando falamos em redes sociais é ser o mais pessoal possível, e esquecer as formalidades de uma empresa comum.

O uso de linguagem corporativa nas redes sociais não funcionam muito bem.

 

 

E-mail Marketing

hands holding open mail with shopping cart, target, loudspeaker and sharing symbols coming out of it

 

O uso de e-mail marketing é também uma estratégia muito poderosa na criação de relacionamento com o público.

E por dois motivos principais: poder de segmentação e controle sobre a lista.

Falando sobre a segmentação, você pode ter uma base de 50.000 contatos (ou até mais) em sua ferramenta de e-mail marketing e enviar diferentes mensagens, dependendo do sexo, interesse, cidade e outras formas de segmentação que é possível fazer.

E essa é uma possibilidade que você dificilmente conseguirá em outros canais.

Ter total controle sobre a base também é uma enorme vantagem.

Não é incomum ver sites e lojas virtuais, enfrentarem muitas dificuldades (e em alguns casos até falirem) quando o Google faz alguma atualização e muda os critérios para se aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.

Essas empresas perdem de uma hora para outra todo o seu tráfego e consequentemente deixam de vender.

E isso acontece porque não se tem controle sobre o Google.

Por mais que seja ótimo receber visitas orgânicas, ser dependente disso é um risco enorme para o seu negócio.

Algo similar aconteceu quando o Facebook diminuiu radicalmente o alcance orgânico das postagens na plataforma.

Essa ação fez com que empresas que tinham páginas com 100.000 curtidas, ou até mais, vissem o alcance de suas publicações caírem drasticamente, e por consequência tiveram seus negócios afetados.

E isso aconteceu porque não se tem controle sobre o Facebook.

Outros casos similares são de empresas que eram 100% baseadas em mídias sociais, como o extinto orkut, por exemplo.

É claro, que não quero dizer aqui, que não é importante usar os canais citados, muito pelo contrário.

O problema é que você não tem total controle sobre eles.

Neste caso o e-mail tem uma enorme vantagem, você tem total (ou quase total) controle sobre ele.

Uma vez que a pessoa se cadastra na sua base, você pode enviar mensagens para ela sempre que julgar necessário, e não corre o risco de sua lista desaparecer de uma hora para outra.

Bem, agora que você já sabe como usar e-mail marketing pode ser eficiente, veja três maneiras de usar essa estratégia da melhor maneira possível.

 

Não mande o mesmo e-mail para todo mundo

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Se as pessoas são diferentes, por que se comunicar com elas de forma igual?

Lembra que no começo do artigo eu falei que o e-mail marketing é a melhor maneira de se comunicar em massa, de forma individualizada?

Pois é, existem diversas formas de se segmentar uma lista, vou citar aqui as duas mais comuns.

  • Sexo: Este talvez seja o tipo de segmentação mais básico a se fazer. Segmentar as suas listas por sexo vai evitar por exemplo, que você mande um e-mail de parabéns para um homem, no dia internacional da mulher
  • Interesses: Esta é na minha opinião a forma de segmentação mais efetiva possível, já que você envia para a pessoa apenas assuntos que são de interesse dela. Eu faço isso na prática em minha lista de e-mails. Tenho duas listas principais: uma de pessoas que tem e-commerce e outra de pessoas que não tem. E dentro destas listas eu vou seguimentando. Por exemplo, se uma pessoa clica em um e-mail que fala sobre técnicas de SEO ela recebe uma tag, e posteriormente ela receberá outros artigos sobre este tema.

 

Tire a cara da empresa e seja mais pessoal

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Um estudo feito pela maior empresa de Inbound Marketing do mundo, a Hubspot (link do estudo em inglês) comprovou algo muito interessante sobre ser mais pessoal em seu e-mails.

Eles enviaram uma mesma campanha de e-mail marketing para uma lista com determinado segmento.

Porém 50% desta lista recebeu a campanha com o nome de remetente da própria empresa, e os outros 50% receberam com o nome de remetente de um dos funcionário deles.

Adivinha o que aconteceu?

A lista que recebeu o e-mail com o nome do funcionário da empresa como remetente, teve 20% a mais de abertura.

 

Higienize a lista periodicamente

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Muitos dos contatos que você tem em sua base, não abrem seus e-mails.

E isso pode acontecer por uma série de motivos: desde a pessoa ter digitado o e-mail errado ao se cadastrar, a até ela ter trocado de e-mail mesmo.

Higienizar a base significa deletar contatos de pessoas que já não abrem seus e-mails a algum tempo.

Isso é importante por basicamente dois motivos:

  • Economia:a maioria dos provedores de envio de e-mail marketing fazem a cobrança do serviço baseado no número de contatos que você tem. Se você tem contatos que não abrem seus e-mails, não faz sentido ficar pagando a mais por eles.
  • Aumenta a sua taxa de entrega e abertura: quando muitos dos seus e-mails não são abertos o provedor do serviço de e-mail marketing entende que você não está sendo tão relevante para os seus contatos. Assim, boa parte da sua base deixa de receber os e-mails em sua caixa de entrada.

Como fazer esta higienização?

A maioria dos provedores de serviços de e-mail marketing já fazem isso de forma inteligente de acordo com alguma configuração que você fizer inicialmente.

Se você quer saber mais sobre e-mail marketing recomendo que veja este artigo.

Encante o seu público

Happy group of finger faces as social network

Se você acha que o trabalho de criar relacionamento com o seu público acaba quando ele faz a compra, você está bem enganado.

É aí que vem a etapa do encantamento, o que vai mostrar se realmente o cliente será fidelizado ou não.

Vou citar aqui 3 maneiras que você pode usar para encantar o seu cliente.

Entregue mais do que ele comprou

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“Agora esse Fabrício ficou louco de vez mesmo”, você pode estar pensando.

Mas calma que eu vou explicar.

Quando a pessoa compra de você ela espera receber exatamente o que ela comprou não é verdade?

Pra facilitar, vamos imaginar o seguinte exemplo:

Vamos supor que eu tenha uma loja que venda tênis, e você compre mim.

O que você espera receber?

Um e-mail de agradecimento, o código de rastreio do produto, após um tempo receber o produto em casa, e pronto.

Nesse caso o que eu poderia fazer para entregar mais do que você espera?

Talvez poderia mandar palmilhas ou cadarços extras, ou alguma coisa do tipo.

Mas aí poderia esbarrar em um outro problema, que é a margem dos produtos.

Pode ser que ao entregar mais produtos minha margem reduza bastante, talvez até inviabilizando o negócio.

Então o ideal aqui é entregar mais não no sentido de dar mais produtos como bônus, mas sim entregando um valor maior para a pessoa.

Por exemplo, você já recebeu uma ligação de alguma loja virtual após ter feito uma compra dizendo que seu tudo certo e que o seu produto será postado em breve?

Ou, já recebeu junto com o produto uma carta nominal agradecendo pela compra?

Provavelmente não.

Então, esses são alguns exemplo de o que você pode fazer para surpreender seu cliente, aumentando assim a sua fidelização.

Se restou alguma dúvida sobre esse conceito, acredito que o vídeo abaixo possa te ajudar.

 

Crie um programa de fidelidade

Gift card set with blue orange and green colors

Programa de fidelidade é um “programa de incentivo contínuo oferecido por um varejista para recompensar clientes e encorajar a comprar mais vezes com você “

Segundo as estatísticas.

Apenas 12% a 15% dos clientes hoje são leais a um único vendedor.

Ai você pensa, não vale todo esse esforço por essa porcentagem pequena.

Porem, esse pequeno grupo de compradores pode gerar entre 55% a 70% das vendas da sua empresa.

Veja o exemplo de grandes varejistas.

No Brasil temos alguns casos muito bem sucedidos de programas de fidelidade como o Melhores Destinos, que é de passagens aéreas e o Quilômetros de Vantagens do Posto Ipiranga.

 

Ter um programa de fidelidade eficiente pode ajudar a sua loja virtual das seguintes maneiras:

  • Adquirir novos clientes
  • Aumentar os gastos dos clientes existentes.
  • Melhorar a taxa de conversão natural de clientes
  • Deslocar gastos para produtos de maior margem

E falando de programas de fidelidade, vou te falar de um caso que aconteceu comigo mesmo.

Fui indicado por um amigo meu para comprar terno em uma loja que ele era cliente a um tempo.

Então, decidi experimentar algo novo, já que meu amigo falava tão bem daquela loja.

E adivinhem?

Gostei, gostei tanto que compro na mesma loja a 8 anos.

E alem dos produtos serem ótimos e eu ainda ter o primeiro terno que comprei nesta loja.

Eles me oferecem 10% de desconto para comprar novos ternos e demais produtos, e para isto bastou realizar um cadastro no site e retirar meu cupom sempre que vou adquirir um novo produto.

Ótimo produto e ainda com um programa de fidelidade que gera desconto.

É como dizem, o útil ao agradável.

Continue gerando valor para ele

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Como você já sabe após conhecer bem o seu público é preciso criar conteúdo de valor para ele com o objetivo de o atrair à sua empresa.

Mas essa geração de valor não deve acabar depois que o seu prospecto se torna de fato o seu cliente.

Na verdade é bem o contrário.

Você deve continuar se relacionando e criando conteúdo de valor para o seu cliente.

E se for possível, se comunicando de forma personalizada com ele, indicando que sabe quem ele é.

Algumas ferramentas de automação de marketing podem te ajudar bastante nesse sentido.

Continuar gerando valor para o seu cliente é na minha opinião a melhor maneira de o fidelizar.

E você já sabe bem os benefícios de um cliente fidelizado, não é verdade?

Bom, até aqui você já entendeu a importância e viu como você pode fazer marketing de relacionamento em seu negócio.

Mas, pode ser que ainda esteja com muitas dúvidas relacionadas a como de fato pôr em prática o que aprendeu nesse artigo.

Por isso, listei abaixo os 4 principais desafios relacionados a como fazer marketing de relacionamento.

Então, continue lendo o artigo e esclareça qualquer possível dúvida que ainda tenha.

 

OS 3 MAIORES DESAFIOS AO SE FAZER MARKETING DE RELACIONAMENTO

Os-principais-desafios-ao-fazer-marketing-de-relacionamento-e-como-vencê-los

Se você chegou até aqui com certeza já sabe a importância que é criar estratégias de marketing de relacionamento.

Mas é bem provável também que tem muitas dúvidas sobre como implementar as ideias que apresentei.

Fiz uma lista das maiores dificuldades que as pessoas tem com relação ao tema e vou entrar mais em detalhes nelas abaixo.

 

Desafio 1 | Como conhecer bem o meu público?

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Bem, se você já chegou até aqui com certeza já entendeu a importância de conhecer bem a sua persona.

Mas como fazer isso?

Vou mencionar aqui 4 ferramentas que você pode usar para fazer isso.

 

Redes Sociais

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As redes sociais são algumas das ferramentas mais simples de serem usadas para conhecer melhor a persona.

No Facebook por exemplo você pode entrar no perfil do seu cliente e ver sua idade, onde mora, que tipos de postagem ele curti ou compartilha, e outras informações que podem ser interessantes.

Agora, se você quer saber mais sobre os dados profissionais do seu cliente o Linkedin é a ferramenta perfeita para isso.

 

Pesquisa (Survey Monkey)

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As pesquisas são na minha opinião a segunda melhor forma de conhecer sua persona.

Atualmente é extremamente simples criar pesquisas com ferramentas como a Survey Monkey por exemplo, que permite criar uma pesquisa com até 10 questões de forma gratuita.

 

Entrevista (Pessoalmente ou Skype)

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Esta é na minha opinião a forma mais eficiente de se conhecer a persona.

E isto porque na entrevista você consegue até mesmo pelas expressões faciais da pessoa tirar vários insights interessantes.

O ideal é que a entrevista seja feita pessoalmente, mas caso isso não seja possível, o Skype é uma excelente opção.

 

Ferramentas de Análises

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As ferramentas de análises também são muito úteis para conhecer melhor sua persona.

Nestas ferramentas é possível identificar: idade, sexo, interesses, geo-localização dentre outros dados interessantes.

As duas ferramentas de análise gratuitas que eu recomendo fortemente são: o Google Analytics e a Navegg Analytics

 

Desafio 2 | Como saber qual conteúdo o meu público quer?

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Sempre quando falo sobre marketing de relacionamento, a principal dúvida disparada que eu escuto é exatamente essa.

“Como saber que conteúdo o meu público quer”?

E posso te dizer que isso é bem mais simples do que você imagina.

Vou mencionar aqui 4 maneiras que você pode usar para encontrar esse tipo de conteúdo.

E para facilitar seu entendimento resolvi gravar em vídeo.

 

1 | Descubra as dúvidas relacionadas ao seu produto

 

2 | Descubra quais são os conteúdos mais compartilhados na rede social

 

3 | Veja quais são os vídeos mais assistidos no Youtube relacionados ao seu tema

 

4 | Pergunte ao seu público

 

Desafio 3 | Como escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing

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Existem diversas plataformas de envio de e-mail marketing no mercado.

Vou citar aqui apenas algumas, que são as mais conhecidas: E-goi, Mail Chimp, Aweber, Klickmail, e Get Response.

Além disso, existem as plataformas de Automação de Marketing que podem ser programadas para fazer o envio do e-mail baseado em alguma ação que a pessoa toma dentro da loja.

Vou detalhar aqui 4 destas ferramentas (2 apenas de e-mail marketing e 2 de automação) que são as que eu conheço mais a fundo e por isso posso recomendá-las.

Se você conhece outras ferramentas que também são interessantes pode ficar a vontade para mencioná-las nos comentários lá em baixo.

Apenas para frisar que essas ferramentas que detalhei tem todos os recursos básicos que uma boa ferramenta de e-mail marketing deve ter, que são:

  • Auto responder: essa função faz com que um e-mail programado seja enviado para a pessoa quando ela entra na lista.
  • Teste A/B: possibilidade fazer testes nos títulos dos e-mails e avaliar quais tem maior taxa de abertura.
  • Controle Anti-Spam: mostra qual é a chance do e-mail cair na caixa de spam.
  • Programação de e-mails: permite programar e-mails a serem enviados periodicamente ou baseado em alguma ação.

 

MailChimp

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Acredito que o Mail Chimp seja a plataforma de envio de e-mails mais usada no mundo. É bem provável que você já tenha visto esse macaquinho por aí

E ela é a mais usada não é a toa. Veja abaixo algumas caracteríticas:

Vantagens

  • Facilidade de Integração: por ser uma ferramenta amplamente utilizada, o Mail Chimp pode ser integrado de forma fácil ás principais plataforma de e-commerce do mercado.
  • Você pode começar gratuitamente: a plataforma oferece um plano gratuito para quem tem até 2.000 contatos, dando a possibilidade de enviar até 12.000 e-mails por mês.
  • Facilidade na criação das campanhas: o Mail Chimp é na minha opinião a plataforma mais simples de se trabalhar. Desde a criação dos formulários até o disparo da campanha em si, é tudo bem simples.

Desvantagem

  • Idioma: Toda a plataforma e suporte são em inglês (coloquei como desvantagem, mas é bem fácil encontrar tutoriais em português da ferramenta).

Para conhecer melhor o Mail Chimp clique aqui

E-goi

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Apesar de não ser tão conhecido e utilizado como o Mail Chimp o E-goi também é uma ferramenta muito boa. Veja abaixo suas principais características:

  • Totalmente em português: Isso é uma das coisas que mais tem incentivado empresas do Brasil a utilizarem o Egoi. Toda a plataforma e seu suporte são em português (de Portugal).
  • Treinamentos constantes: isso é um diferencial do E-goi, eles rotineiramente fazem palestras online ensinando recursos sobre a ferramenta, e sempre em Português (de Portugal).
  • Você pode começar gratuitamente: assim como no Mail Chimp você pode usar a ferramenta gratuitamente. Apenas o número de contatos é menor, são até 500 contatos.

Para conhecer melhor o E-goi clique aqui

Active Campaign

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Essa é a ferramenta que eu uso atualmente e é simplesmente fantástica.

Além de ter todos os os recursos das ferramentas acima o Active Campaing tem algumas particularidades únicas. Abaixo eu cito, apenas 4 delas:

  • Automação de Marketing: somente este recurso já é um diferencial enorme. Não dá para explicar aqui tudo que é possível automatizar, mas só para você ter uma idéia é possível configurar que um e-mail seja enviado para a pessoa caso ela visite a página de carrinho e acabe não concretizando a compra.
  • GEO Tracking: quando a pessoa se cadastra em sua base de e-mails, o Active Campaing identifica de que cidade é esta pessoa. Com esse dado é possível mandar uma mensagem do tipo: “Olá Carlos, como estão as coisas aí em Belo Horizonte?”. Consegue ver o poder disso?
  • Lead Scoring: essa função permite que você pontue a pessoa que está em seu contato baseado em ações, como por exemplo, quantas vezes ela já visitou a sua loja. Este é também um recurso muito bom para identificar as pessoas que são mais engajadas com sua empresa.

Além de ser um ferramenta fantástica o Active Campaing tem um custo extremamente baixo, especialmente se compararmos com o seu principal concorrente o Infusion Soft.

Os planos são a partir de $9,00 para até 500 contatos.

Observação: Apesar de ser uma ferramenta completa o Active Campaing não é muito simples de se trabalhar.

Sendo assim, se você ainda está começando sugiro começar com uma ferramenta mais simples, como o Mail Chimp ou o E-goi.

Para saber mais sobre o Active Campaing clique aqui

Dito

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A Dito também é uma plataforma de automação fantástica, e o melhor 100% brasileira.

Ela tem funções bem parecidas as do Active Campaing (só não sei se tem a parte de GEO Tracking), mas ainda tem alguns recursos a mais como as notificações para Facebook, que é um recurso muito bacana.

Além disso, conheço pessoalmente a equipe deles e posso te dizer com certeza que os caras conhecem muito mesmo de automação, além de ter um suporte muito bom também.

Para conhecer melhor a plataforma da Dito, clique aqui

 

CONCLUSÃO

conclusão

Criar relacionamento com o seu público pode literalmente mudar o rumo que a sua loja virtual está tomando.

Se você quer ter um negócio realmente sólido, e que seja á prova de qualquer adversidade recomendo fortemente que comece a usar essa estratégia o mais rápido possível.

Espero que este artigo tenha esclarecido e principalmente te incentivado a fazer isso.

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Grande abraço e até a próxima 🙂