COMO FAZER MARKETING DE CONTEUDO PARA E-COMMERCE, E PORQUE ESSA ESTRATÉGIA PODE EVITAR A FALÊNCIA DA SUA LOJA VIRTUAL

Você tem problemas em atrair público qualificado e fazer vendas em sua loja virtual?

Se você respondeu sim para essa pergunta, você se encontra na mesma situação que eu estava no fim do ano de 2012 quando tinha montado a minha primeira loja, mas não tinha a menor ideía de como atrair visitantes para ela.

Com o passar dos anos esse problema tem ficado ainda maior já que a concorrência tem aumentado cada dia mais, assim como os custos para a geração de tráfego pago.

O principal objetivo deste artigo é mostrar pra você como o marketing de conteúdo pode ajudar sua loja virtual e resolver estes dois grandes problemas: tráfego e conversão.

Neste artigo você vai entender:

  • O que é marketing de conteúdo.
  • Quais são as 4 principais vantagens do marketing de conteúdo em relação ao marketing tradicional.
  • Como você pode saber qual conteúdo será interessante para o seu público
  • E quatro exemplos de lojas virtuais que usam essa estratégia e que estão tendo muito sucesso com isso.

Então continue lendo o artigo.

 

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?


marketing de conteúdo

 

“Marketing de Conteúdo e uma estratégia onde você gera valor para seu potencial cliente, tornando mais suave e eficiente o seu processo de venda.”

Olhando assim pode parecer só mais uma frase bonitinha, mas pode ter certeza que usar estratégias de marketing de conteúdo é atualmente a melhor maneira de atrair visitantes qualificados para sua loja virtual.

Por exemplo, se você tem uma loja que venda roupas masculinas, você pode ter um blog onde ensina os homens a se vestirem melhor.

Ou, uma loja que venda produtos automotivos por exemplo, pode dar dicas de conservação ou ensinando a fazer pequenos reparos nos veículos.

Continue lendo o artigo pois no final mostrarei exemplos práticos de lojas que tem usado a estratégia e que tem tido excelentes resultados.

 

4 VANTAGENS “INJUSTAS” DO MARKETING DE CONTEÚDO PARA O TRADICIONAL


Secret weapon business concept with a chess pawn punching and destroying the competition king piece with a hidden red boxing glove as a metaphor for innovative corporate strategy and planning to win the game.

 

O Marketing tradicional sem dúvida alguma é na minha opinião continuará sendo importante por muito tempo.

Porém, não há como comparar os resultados e o custo/benefício entre o marketing tradicional (outdors, banners, tv, rádio) com o marketing de conteúdo.

Por isso, eu poderia listar aqui dezenas de vantagens do marketing de conteúdo, mas vou me contar a citar apenas 4, que na minha opinião são as principais.

 

Vantagem 1# Você impacta o seu potencial cliente no início do processo de comprajornada-compra

 

Não sei se você já se ligou nisso mas, vender e comprar são processos.

Na grande maioria das vezes você não decidi comprar um coisa de uma hora pra outra (tirando algumas mulheres com bolsas e sapatos rsrs).

Este processo de venda é conhecido como a jornada de compra do consumidor.

Não vou entrar em detalhes aqui sobre este processo, mas basicamente a jornada do consumidor é composta por quatro etapas.

  • Aprendizado e descoberta: ajuda a pessoa a tirar alguma dúvida, ou mostra como ela pode ser beneficiada se adquirir determinado produto ou serviço.
  • Reconhecimento: neste momento entram conteúdos mais profundos que tem como principal objetivo tornar aquele visitante um lead (ou seja, um possível cliente)
  • Consideração: Neste momento você apresenta seus produtos ou serviços para seu lead.
  • Decisão: Esta etapa é onde o cliente fecha, ou não a venda.

Não é difícil perceber que a grande maioria das lojas virtuais não seguem este processo.

Normalmente a “estratégia” é mandar o visitante direto para a loja sem ele está no momento de compra ainda.

Isso é um dos principais motivos que faz com que a taxa de conversão do comércio eletrônico no Brasil seja tão baixa.

Fazendo marketing de conteúdo você impacta a pessoa na primeira etapa deste processo, quando ela provavelmente nem está pensando em comprar ainda.

Isso traz uma vantagem competitiva enorme em relação aos seus concorrentes e ainda aumenta consideravelmente a taxa de conversão da sua loja.

 

Vantagem 2# É muito mais barato15102014dinheirofotomarcossantos012

 

Logo de cara posso te dizer que uma das principais vantagens de se usar estratégias de conteúdo é o custo.

Em primeiro lugar quem trabalha com conteúdo recebe mais visitas orgânicas (gratuitas) em seu blog, ou loja virtual.

E por quê isso?

Bom, o Google (responsável por mais de 90% das buscas feitas na internet), procura sempre mostrar nos primeiros resultados de pesquisa os conteúdos mais relevantes ao usuário.

Sendo assim, pelo menos em teoria um blog tende a rankear melhor no Google do que uma loja virtual (isso se usar corretamente s técnicas de SEO).

Além disso mesmo se você for fazer tráfego pago, tanto pelo Google Adwords como pelo Facebook Ads o valor que você paga quando usa estratégias de conteúdo é menor.

E isso acontece porque tanto o Google como o Facebook levam em conta a relevância da página para o qual o visitante será direcionado, ou seja, quanto melhor for para o visitante entrar naquela página, menos você como anunciante vai pagar.

 

Vantagem 3# Marketing de Conteúdo gera AutoridadeAutoridade

 

Você já ouviu falar de gatilhos mentais?

Se ainda não eu vou explicar rapidamente o que são, e como a autoridade entra nesse contexto.

Basicamente gatilhos mentais são atalhos que podemos usar para ajudar uma pessoa a tomar um decisão, no nosso caso uma decisão de compra.

Não sei se você sabe mas nós tomamos centenas ou até milhares de decisões todos os dias.

E seria impossível nosso cérebro processar todas elas.

Aí é que entram os gatilhos mentais.

Não dá pra aprofundar muito sobre os gatilhos aqui mas se você tiver interesse em saber mais sobre esse assunto sugiro que veja este artigo do Viver de Blog.

Falando especificamente sobre o gatilho mental da autoridade, em 1960 foi feito um experimento por Stanley Milgrim onde pessoas castigavam outras (atores) caso eles errassem uma pergunta feita por uma autoridade (no caso um professor).

O castigo que era dado em quem errava as perguntas eram choques (falsos), mas o ator que o estava recebendo gritava e chorava o tempo inteiro, fazendo com que realmente parecesse real.

Quem dava os choques eram os participantes do experimento (pessoas comuns), e mesmo se sentido mal fazendo aquilo elas não paravam, já que estavam sendo ordenadas por uma autoridade a fazerem aquilo.

Ou seja, pessoas respeitam autoridades, e conteúdo de valor gera autoridade.

“Ok, mas como isso ajuda em meu negócio?”

Você já viu algum comercial da Tigre (fabricante de tubos e conexões)?

A Tigre é um grande exemplo de como a autoridade podem ser usada por empresas.

E o próprio slogan “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”, mostra isso.

Então, para usar esse gatilho em seu negócio, gere valor para a pessoa.

Mostre que sua empresa entende do produto que está vendendo, e isso facilitará bastante o seu processo de venda.

 

 

Vantagem 4# Marketing de Conteúdo gera Reciprocidadereciprocidade-mental

 

A reciprocidade também é um gatilho mental ativado pela criação de conteúdos que ajudem a pessoa a resolver algum problema.

Com certeza você já se sentiu meio que na obrigação de retribuir um favor não é verdade?

Pois é, o mesmo pode acontecer quando você ajuda uma pessoa a escolher o produto ideal pra ela, ou alguma outra coisa parecida.

Eu mesmo já fiz um compra simplesmente por ser grato a empresa que gravou um vídeo explicando tudo que eu precisava saber sobre um gravador de áudio.

E o mais interessante é que o produto estava mais barato em outras empresas do que nesta que eu comprei.

Percebe o quão forte é este gatilho?

 

COMO SABER QUAL É O CONTEÚDO IDEAL PARA O MEU PÚBLICO?


Flat design vector megaphone illustration.

 

Bom, até aqui você já percebeu o quão importante é fazer marketing de conteúdo em sua loja virtual não é verdade?

Mas para que essa estratégia funcione bem é indispensável que o conteúdo seja de qualidade e principalmente, que seja algo que a pessoa realmente queira.

Por isso continue lendo o artigo e veja 5 maneiras de saber qual tipo de conteúdo o seu cliente de fato quer.

 

Tenha a persona definida

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Definir a persona é sem dúvida o primeiro passo a ser feito ao se trabalhar com marketing de conteúdo.

Podemos definir basicamente persona como: um personagem que representa o perfil do seu cliente ideal.

É importante saber diversos dados da persona como: dados demográficos, quais são seus desejos, suas necessidades, quais objeções ela poderia ter para não comprar o seu produto, dentre outras coisas.

Se você ainda não tem a persona definida, sugiro que leia este artigo.

Lá explico o passo-a-passo de como fazer isso, indicando inclusive algumas ferramentas que irão agilizar este processo.

 

Descubra o que o seu público procura no Googleplanejador-de-palavra-chave

 

O que você faz quando tem dúvida sobre alguma coisa? Procura no Google.

E acredite, outras milhões de pessoas fazem exatamente a mesma coisa.

Por isso, saber o que as pessoas procuram no Google é uma das melhores formas de descobrir que tipo de conteúdo o seu público quer.

Para facilitar esta tarefa o Google disponibiliza um ferramenta fantástica e gratuita chamada “Planejador de Palavras-chave”.

Essa ferramenta está dentro da plataforma de anúncios do google chamado Google Adwords.

Dentro desta ferramentas é possível saber por exemplo quantos pessoas procuram por “marketing de conteúdo” da internet.

Ter esses dados em mãos ajuda bastante na hora de definir qual conteúdo criar.

Para saber mais detalhes sobre como funciona isso veja o vídeo abaixo

 

 

 

Redes sociaisredes-sociais

 

Outra forma excelente de identificar quais os tipo de conteúdo que você deve criar para seu público são as redes sociais.

Usando especialmente o facebook você pode entrar em grupos onde estejam o seu público e ver o que eles comentem, quais dúvidas tem e etc.

Falo um pouco mais sobre como as redes sociais podem te ajudar a encontrar esses conteúdos neste artigo.

 

Descubra as perguntas que o seu público faz (Quora)Quora

 

Outra maneira de identicar quais conteúdos serão relevantes para o seu público é usar esta ferramenta.

Basicamente ela funciona assim, as pessoas que tem dúvidas sobre determinado assunto vão na ferramenta e fazem suas perguntas, e outras pessoas dão as respostas.

É como se fosse o Yahoo respostas, mas muito mais eficiente na minha opinião.

Então, para encontrar conteúdos basta inserir a sua palavra-chave no campo de buscas da ferramenta e ela mostrará que perguntas as pessoas fazem sobre aquele termo.

Para conhecer a ferramenta clique aqui.

Descubra os conteúdos mais compartilhados sobre o termobuzzsumo

 

Outra ferramenta excelente para ajudar você a identificar conteúdo relevante para o seu público é a buzzsumo.

E ela tem uma particularidade bem interessante em relação as outras ferramentas, já que mostra quais conteúdos sobre aquele termo foram os compartilhados nas redes sociais.

Então, além de mostrar que tipo de conteúdo podemos produzir, a ferramenta nos ajuda a validar a ideia, mostrando que aquele conteúdo é realmente relevante.

Assim como a Quora o funcionamento da ferramenta é bem simples, basta inserir o termo que você quer pesquisar, e automaticamente será mostrado os conteúdos mais relevantes.

Para conhecer a ferramenta clique aqui

 

4 LOJAS VIRTUAIS QUE FAZEM MARKETING DE CONTEÚDO E TEM RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS (SE ESPELHE NELAS)


 

Agora que você já viu a importância e como pode fazer marketing de conteúdo para sua loja virtual, vamos ver alguns exemplos de lojas que estão usando essa estratégia e que estão tendo excelentes resultados.

 

A Panela de Ferroa-panela-de-ferro

 

Como o próprio nome diz a loja A Panela de Ferro é especializada na venda de panelas, e exclusivamente de ferro.

A loja chama atenção primeiramente por ser de nicho e também pela produção de conteúdo que fazem.

A loja usa basicamente o formato de vídeos para produzir os conteúdos e dão explicações tanto sobre os materiais como sobre o uso da panela em si.

Veja abaixo um dos vídeos da loja.

 

Alô Bebêlogo-alo-bebe

 

A Alô Bebê é uma loja especializada em produtos infantis.

Eles adotam um formato diferente de produção de conteúdo, que é fornecer ferramentas úteis para ajudar mães e mulheres grávidas.

Uma ferramenta que achei bem interessante é a calculadora de período fértil.

Nela basta a mulher colocar qual foi o primeiro dia da sua menstruação e a duração do ciclo, e é mostrado para ela qual será o seu período fértil daquele mês.

Só pra você ter uma ideia, somente para a palavra-chave exata “período fértil”, são cerca de 135.000 buscas mensais, e a loja recebe cerca de 50.000 visitas por mês apenas nesta página.

Para ver como a loja usa bem estratégias de conteúdo clique aqui.

 

Cachaçaria Nacionalcachacaria-nacional

 

A Cachaçaria Nacional também usa com excelência estratégias de marketing de conteúdo.

A principal estratégia na produção de conteúdo deles é dar dicas sobre que tipo de cachaça escolher, barris e outros produtos relacionados.

Além disso eles fazem também visitas a alambiques (lugares onde se produzem as cachaças) contando as histórias da cachaça e as vezes até mostrando como elas são produzidas.

Como exemplo vou deixar um vídeo abaixo onde o Rafael Araújo, um dos sócios da Cachaçaria Nacional dá dicas de como escolher um bom barril para colocar a cachaça.

 

Empório das Pulseiraslogo-emporio-das-pulseiras

 

Outra loja que usa muito bem estratégias de marketing de conteúdo para atrair visitantes é a Empório das Pulseiras.

A loja é especializada na venda de pulseiras e demais acessórios masculinos como colares, anéis, dentre outros.

A estratégia que o pessoal da Empório usa é bem interessante.

Eles tem como principal fonte de conteúdo o blog, onde além de dar dicas sobre como escolher as pulseiras, eles produzem conteúdos que ajudam os homens a combinar looks, mostra tipos de corte de cabelo, tipos de barba e etc.

Para conhecer o blog da Empório clique aqui

 

ENTÃO, PREPARADO PARA FAZER MARKETING DE CONTEÚDO EM SUA LOJA?


ecommerce

 

Espero que eu tenha conseguido esclarecer pra você a importância da sua loja virtual usar estratégias de marketing de conteúdo o quanto antes.

Acredite, este mercado ainda está engatinhando no Brasil e a grande maioria das lojas virtuais ainda não estão atentas a isso.

E como diz o ditado “Quem chega primeiro bebe água limpa” 🙂

Ah, e pra finalizar que te pedir para deixar um comentário dizendo o que você achou do artigo, se ele te ajudou de alguma forma ou se você tem alguma dúvida.

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