[Vídeo] Marketing de Conteúdo | O que é, e como pode ajudar sua Loja Virtual a Vender?

Como usar estratégias de Marketing de Conteúdo podem ajudar sua Loja Virtual a vender?

Veja a resposta no vídeo abaixo

 

Se preferir você pode ver este mesmo conteúdo no formato escrito, logo abaixo.

 

Marketing de Conteúdo | O que é, e como pode ajudar sua Loja Virtual a Vender?

Como fazer marketing de conteúdo pode ajudar a sua loja virtual vender?

Esse é o assunto desse vídeo, onde eu vou te mostrar 4 motivos.

Existem diversos, mas eu selecionei 4 motivos pra você.

Se você não faz ainda pra começar o mais rápido possível a fazer marketing de conteúdo aí pra sua loja virtual.

Não sei se você sabe o que é marketing de conteúdo, é um termo que tem ficado cada vez mais comum hoje em dia, mas basicamente marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing diferente da estratégia que a maioria das lojas virtuais.

É diferente do que todas as empresas usam, como que é o marketing tradicional?

A gente tem o nosso produto a gente fala quer comprar? A pessoa fala não obrigado, e a pessoa vai embora.

Esse tanto no meio online como offline é assim, no caso das lojas virtuais convida pessoas para conhecer a loja, elas conhecem e se ela gostou ela compra, se não, ela vai embora e fim de papo.

O objetivo do marketing de conteúdo é criar uma relação com a pessoa antes de oferecer um produto pra ela.

Então Normalmente quando a gente fala de marketing de conteúdo, o primeiro contato que a pessoa tem com a empresa, não é com a loja efetivamente.

Muitas vezes pode ser através de um canal do YouTube ou no blog.

Enfim, mas o objetivo do marketing de conteúdo é ajudar em primeiro momento a pessoa em alguma dúvida que ela tem, e no segundo ou em um terceiro em um quarto momento vender pra ela.

Então basicamente o marketing de conteúdo é isso, é uma forma diferente que vem se tornando cada dia e cada vez mais eficiente de vender.

Como que o marketing de conteúdo pode realmente ajudar a sua loja, especificamente como que ele pode ajudar nesse sentido.

Vou mencionar aqui as 4 maneiras principais que ele pode ajudar.

A primeira maneira é um alcance  muito maior de pessoas, que quando você usa essa estratégia você consegue atingir.

 

Alcance maior

Vamos supor que você vende tênis na sua loja virtual por exemplo, então se a pessoa procurar no Google por tênis, se você tiver tênis Nike Shox e se você estiver bem ranqueado no Google pra essa palavra a pessoa vai encontrar sua loja lá.

Mas essa mesma pessoa ou uma outra pessoa ela pode não estar buscando exatamente por isso, ela pode estar buscando por exemplo, como começar a correr

Pode ser que a pessoa queira começar a correr e tenha dificuldade nesse sentido, você pode ajudar ela nesse sentido, você tem uma loja de tênis de corrida, mas você não vai vender o seu tênis pra pessoa.

Você vai falar, olha se você quiser começar a correr você pode começar com 10 minutos por dia, fazendo uma caminhada leve, pro seu corpo ir acostumando.

Você vai ajudar ela no primeiro momento, em hipótese alguma você vai falar, pra você começar a correr você precisa de um tênis de corrida, porque dessa forma não vai funcionar.

E independente do negócio que você tenha, pode ter certeza que a grande maioria das pessoas segundo algumas pesquisas, cerca de 97% do seu potencial público não está procurando efetivamente pelo produto.

Nesse caso como mencionei essa pessoa que está procurando sobre como começar a correr é um grande potencial cliente, mais que não está buscando pelo produto efetivamente no momento.

Então, esse é o primeiro motivo.

O segundo motivo é que é muito mais barato.

 

Mais barato

Quando você faz marketing de conteúdo, é muito mais barato e por dois motivos principais.

O primeiro é que o rankeamento, se nós estivermos falando em blog por exemplo ele é muito mais fácil de ser feito do que uma loja virtual, porque o Google ele tem cada vez mais levado em consideração a relevância daquilo que você está oferecendo pra pessoa.

Então, quando você entrega um conteúdo pra pessoa  é possível que ela fique mais tempo dentro do blog, é possível que ela compartilhe aquele conteúdo com alguém.

É mais fácil de você receber visitas orgânicas, além, como eu já comentei aqui no início você vai receber muito mais visitas, organicamente e já que você vai falar não só efetivamente do seu produto mas de outros temas também relacionados ao seu produto.

E uma coisa também muito interessante relacionado a marketing de conteúdo em relação a preço é que mesmo que você foi investi,r por exemplo no Facebook o Facebook é uma excelente plataforma pra fazer marketing de conteúdo.

Então, vou criar um artigo ou uma página na minha loja e vou divulgar esse artigo no Facebook como por exemplo como começar a correr, aí tem a segmentações para serem feitas lá.

Enfim quando você faz esse tipo de anúncio esse anúncio também, pelo menos teoricamente é mais barato do que uma anúncio de venda.

Por que é mais relevante, e tanto o Google quanto o Facebook leva essa questão da relevância em conta para precificar o seu anúncio, então esse é o segundo o benefício que fazer marketing de conteúdo pode trazer para a sua loja virtual.

O terceiro motivo ele gera reciprocidade,

 

Reciprocidade

Pode parecer uma coisa meio estranha falar isso.

O que é reciprocidade?

Quando a nós recebemos às vezes um presente ou alguma coisa, sentimos vontade de retribuir aquilo.

Quando temos uma informação relevante antes da pessoa querer vender pra nós, aqui relacionado a loja virtual é muito mais fácil, nós temos, entre aspas, sentimos uma obrigação de devolver aquele favor.

Seguindo aqui o exemplo que eu falei da questão do tênis, vamos dizer que eu quero começar a correr, fui lá procurei isso no Google e tenha a informação relacionada a isso, quando eu for comprar um tênis a chance de eu comprar com aquela loja é muito grande.

Porque existem várias lojas aqui, mas nenhuma delas me ajudou, todas elas só querem enfiar o tênis goela abaixo pra gente e essa aqui me ajudou a escolher, eu me sinto meio que na obrigação de devolver esse favor por mais que não seja exatamente um favor.

No final tem uma estratégia de venda, mas isso funciona se eu te falo que funcionou comigo, eu posso falar com um clássico exemplo.

Vou te mostrar aqui, eu uso, tomara que o áudio não fique atrapalhado, tá vendo isso aqui?

Isso é um gravador de áudio eu ligo aqui esse microfone que está na minha blusa nele, e quando eu fui comprar esse gravador que é pra melhorar o áudio aqui da gravação.

Eu fui procurar qual que era o melhor, eu encontrei realmente o local que tinha um vídeo foi no próprio YouTube mesmo, tinha um vídeo mostrando qual que eram as funcionalidades, como que funcionava, porque que era bom, porque que não era bom.

E era exatamente também de uma pessoa que se eu não me engano era no Mercado Livre, era um vendedor do Mercado Livre e eu acabei comprando dele.

E um detalhe, mesmo não sendo mais barato.

Então, essa questão da reciprocidade ela, funciona mesmo que aquilo que você está vendendo não seja o menor preço.

Realmente é o terceiro motivo e é um motivo muito forte, a pessoa tende a querer te retribuir desse favor, desse valor que você mostrou pra ela primeiro.

E o quarto e último motivo que eu vou mencionar aqui é relacionado à segurança.

 

Segurança

Um dos motivos, um dos grandes motivos que impedem as vezes uma pessoa que comprar em uma loja virtual ela não se sentir segura, ela achar que o produto não vai chegar, que a loja não é confiável.

E quando você gera esse valor primeiro, você entrega um conteúdo primeiro a chance da pessoa imaginar que ela não vai receber o produto, que a loja quer enganar ela, isso diminui drasticamente, já que você impactou ela entregando realmente uma informação de valor.

Então, isso vai melhorar bastante também a percepção do cliente relacionada à sua loja com a questão da segurança.

 

Conclusão

Então, esses são os 4 motivos, eu realmente espero que se você ainda não faça, você pense pelo menos em curto espaço de tempo, já estar usando estratégia de marketing de conteúdo aí pra sua loja.

Agora pode ser que você tenha algumas dúvidas relacionadas a isso, e diga, tá Fabrício, ótimo, mas como que eu sei que conteúdo que a pessoa procura?

Como que eu faço esse conteúdo?

Nessa semana eu vou focar exclusivamente nisso, nos vídeos diários, não sei se você já sabe mas todo o dia aqui no canal tem um vídeo novo às 8:00 da manhã.

E nessa semana eu vou focar exclusivamente pra falar sobre marketing de conteúdo, onde eu vou explicar, como que você sabe que tipo de conteúdo que o seu público quer independente do que você venda.

Pode ter certeza que é possível você fazer marketing de conteúdo.

Então eu te convido amanhã vai estar aqui no canal às 8:00 da manhã, a gente vai ter conteúdo bem interessante, também falando sobre como você pode saber que tipo de conteúdo que o seu público quer.

Beleza, se você gostou desse vídeo dá um like aqui em baixo, um joinha, se você estiver no Facebook dá um curtir, porque pode ser que você esteja no Facebook também.

E se você estiver no Youtube se inscreva, assina aqui o canal pra você ser notificado todos os dias, quando eu posto um vídeo novo, você vai ser notificado, e vai ficar mais fácil pra você acompanhar as novidades aqui.
Então é isso, um grande abraço até amanhã às 8:00 horas da manhã no próximo vídeo