Como conhecer a minha persona se não tenho cliente?

Sempre quando falo na importância de conhecer melhor a sua persona, alguém faz a seguinte pergunta:

“Ok Fabrício, mas como vou conhecer a minha persona se ainda não tenho clientes”?

Assista o vídeo abaixo e veja a resposta a esta pergunta

 

Se preferir você pode ver este mesmo conteúdo no formato escrito, logo abaixo.

 

Como conhecer a minha persona se não tenho cliente?

Como conhecer a sua Persona se você ainda não tem clientes?

Parece uma pergunta muito comum quando a gente fala em marketing de conteúdo, marketing de relacionamento,Persona.

Pode ser que você que está me ouvindo aqui agora, queira realmente conhecer melhor o seu público, ou o publico que você vai ainda se relacionar e possivelmente vender pra ele.

Mas você não tem cliente ainda, e você fala, poxa Fabrício como é que eu vou fazer o exemplo uma pesquisa se eu não tenho cliente, como que eu vou fazer uma entrevista se eu não tenho cliente.

Realmente essas coisas que eu falei em um outro vídeo não vai funcionar se você ainda não tem cliente.

Mas como que você pode conhecer o seu publico mesmo sem ter cliente ainda.

 

Identificando as necessidades do cliente

A primeira coisa que tenho pra te falar é, se isso estiver acontecendo com você esse é o cenário ideal.

O cenário ideal é você conhecer realmente o público antes de já estar no mercado.

Se nós formos olhar é isso que as empresas fazem, uma empresa que faz um carro por exemplo:

Sera que ela primeiro planeja aquele carro, pra depois ver pra quem que ela vai vender aquele carro?

Geralmente ela vê uma necessidade e cria aquele carro pra aquele tipo de pessoa, vamos dizer a Jeep por exemplo, que produz carros que são carros muito fortes, especialmente voltados pra andar em estrada de terra a estrada toda ondulada.

Então, será que a ideia é, poxa eu vou criar aqui esse carro e depois eu vou procurar um público que tenha interesse.

Então esse é o cenário ideal, primeiro você a Identificar qual que é a dor ou a necessidade ou sonho e depois ter a solução.

Agora, como você pode fazer isso?

A primeira dica é a mesma que eu dei em um vídeo passado, que é falando sobre o Facebook especialmente.

 

Facebook

Entrar em grupo do Facebook, que seja um grupo relacionado aquilo que você vai vender.

Isso vai funcionar muito bem tanto se você já tem um negócio, mas se você ainda não tem vai funcionar perfeitamente.

O legal é que, quando você não tem um negócio ainda, talvez você ainda não tem ideia tem dúvida sobre o que as pessoas falam sobre aquilo, quando você entrar nesses grupos você vai ver na prática o que que as pessoas comentam.

E com certeza vai te dar ideias do que que você pode fazer, então entrar em grupos e também se tiver alguma pessoa que se destaca no grupo, que interagem mais, você pode entrar no perfil dessas pessoas e conhecer elas um pouco melhor.

Agora a segunda maneira de fazer isso é uma maneira um pouco mais técnica que é usando também no Facebook.

Mas é uma ferramenta que se chama, audience insights  

 

Audience insights  

É uma ferramenta do facebook que te permite conhecer melhor o seu público.

Você pega a página, suponhamos que você venda artigos de luxo, então você pega uma página da Rolex, uma página do Facebook da Rolex e lá no audience insights você consegue ver qual que é o tipo de pessoa que está ali naquela página.

A maioria das pessoas que estão naquela página ela tem qual idade, qual que é o sexo, quais que são os interesses daquela pessoa.

Ela vai te mostrar no audience insights outras páginas, outros conteúdos, que aquela pessoa também curte a Rolex curte.

É um pouco mais técnico isso, eu te recomendo e vou até deixar aqui embaixo um link que mostra na prática como fazer isso.

A Camila Porto que é uma pessoa que conhece muito de Facebook, vou deixar aqui o link que te mostra na prática como fazer isso, mas é uma forma muito eficiente.

Então, basicamente vai ser uma página de uma empresa que provavelmente o seu público está nela e quando você analisar essa página do Facebook, no audience insights vai te mostrar várias características em comum da pessoa que está naquela página.

E de novo pra fazer isso, você não precisa ter um negócio ainda, é especialmente o que eu tô falando aqui, pra você que ainda não tem um negócio.

A terceira maneira de fazer isso é usando uma ferramenta chamada  quora.

 

Quora

Vou deixar o link dela aqui embaixo também.

O que essa ferramenta faz?

Ela funciona como Yahoo respostas, só que de um jeito mais eficiente, ela é uma ferramenta muito mais eficiente que o yahoo respostas.

É uma ferramenta em inglês, todas as perguntas que estão lá são em inglês.

O que você pode fazer?

Vou te falar uma coisa que eu fiz ao criar, eu tenho um artigo no meu blog falando sobre Persona.

O que eu fiz?

Eu peguei a palavra Persona, coloquei lá nessa ferramenta e cliquei, la mostrou diversas perguntas que as pessoas faziam sobre esse tema, sobre Persona, e advinha qual que era uma das perguntas?

Como conhecer a persona se eu não tenho cliente?

E tá aqui o vídeo que eu respondo isso, então esse vídeo saiu dessa ferramenta.

Então, você pode por exemplo, suponhamos que você venda tênis de corrida, aí você vai precisar traduzir, colocar no inglês e colocar lá tênis de corrida.

E ver as principais perguntas que as pessoas têm relacionado à tênis de corrida, e isso vai te ajudar especialmente se você quiser criar conteúdo relacionamento marketing de relacionamento.

Enfim, vai te ajudar muito essa ferramenta, a entender que tipo de pergunta as pessoas fazem relacionadas seu produto.

 

Conclusão

Espero que tenha te ajudado este vídeo, e tenha te ajudado em como você pode realmente conhecer a persona, mesmo sem ter uma persona ainda.

Se você gostou do vídeo deixa aqui embaixo um gostei e deixe um comentário falando o que você gostou ou o que você achou ou alguma outra duvida de um outro assunto que você tenha para que eu possa falar isso em um outro vídeo.

E se você ainda não assinou o canal, algum lugar aqui no vídeo tem um botão escrito assinar, pra você ser notificado quando eu postar um vídeo aqui.
Um grande abraço e até o próximo vídeo!