3 Maneiras Simples para Conhecer a sua Persona

Tem dúvidas na hora de conhecer melhor a sua persona (público-alvo)?

Assista o vídeo abaixo e veja três ferramentas que você pode usar para fazer isso.

 

Como conhecer melhor a sua persona?

No vídeo anterior eu falei pra você o que é persona e da importância de você conhecê-la.

Falei também de você entender realmente o que essa pessoa quer ao comprar de você, espero que isso esteja bem entendido por você.

E se você não viu o vídeo, procura no canal ou algum lugar aqui vai tem um link pra você encontrar esse vídeo onde eu explico melhor tanto o que é quanto a importância de conhecer a pesona.

Aqui no vídeo vou citar três maneiras que você tem de conhecer a persona.

Ou sonhos ou os desejos ou as dores da sua persona.

Então, a primeira delas são as rede sociais.

Redes sociais

Tem uma em especial que é muito bom pra isso, que é o facebook.

O facebook é uma rede social excelente pra você conhecer a sua persona, o seu prospecto cliente.

Como você pode fazer isso?

O facebook ele tem diversos grupos, então por exemplo vamos supor que você venda produtos relacionados a moda feminina.

Você pode entrar em grupos, existem vários grupos abertos e você também pode pedir pra entrar em um grupo fechado no facebook e entender o que aquele grupo comenta.

Então vão ter, pessoas similares, potenciais clientes.

O que você não deve fazer la em hipótese nenhuma é fazer propagando dos seus produtos porque não vai funcionar.

A intenção ali é identificar o que as pessoas comentam naquele grupo, se o seu produto resolve uma dor, que tipo de problemas você percebe que aquelas pessoas ali tem.

E uma forma ainda mais eficiente de fazer isso, geralmente esses grupos tem as pessoas que se destacam, talvez que comentem mais no grupo.

Você pode entrar no perfil desse pessoa pra conhecê-lo, pra ver o perfil pessoal desse pessoa, algumas pessoas tem o perfil aberto e no caso se essa pessoa for assim, você pode ver que tipo de coisa que aquela pessoa comenta ali na pagina dela.

Também, que tipo de filme ela que vê, que livros ela lê, enfim, conheça efetivamente aquela pessoa.

E quando você faz isso com uma serie de pessoas,vamos supor que você pegue la 10 pessoa, você vai ver que tem la uns padrões, você vai ver que elas tem muitas coisas em comum.

Então, a rede social especialmente o facebook é um lugar excelente pra você fazer isso.

E, a segunda maneira que você tem de conhecer a sua persona é através de uma pesquisa.

Pesquisa

No caso a pesquisa vai ser ideal pra quem já tem um negocio, especialmente se o seu negocio for digital, ai vai ficar mais fácil.

Porque é necessário ter uma lista de e-mail de preferencia pra fazer isso.

Basicamente você manda uma pesquisa pra pessoa responder, por exemplo se ela já foi seu cliente perguntando o que ela achou do produto ou do serviço.

É interessante você falar o porque da pesquisa, se você quer conhecer ela melhor pra produzir conteúdo melhor pra ela pra ajudar ela nisso e naquilo que seria a dificuldade dela.

Então, uma pesquisa é um lugar excelente pra fazer isso, é uma coisa que eu particularmente faço bastante.

Alguns conteúdos que eu produzo aqui, eu fiz através da pesquisa, uma pessoa respondeu a pesquisa falando qual duvida que ela tinha e eu respondi aqui.

Então, a segunda é a pesquisa e existem ferramentas gratuitas pra isso, por exemplo a surveymonkey.

Ela permite você criar e montar uma pesquisa com até 10 questões se não me engano de forma gratuita e super tranquilo de fazer, vale muito a pena.

E a terceira que na minha opinião é a melhor delas que naturalmente também é a mais difícil de todas, que é fazendo uma entrevista.

Entrevista

Você pode entrevistar uma pessoa, mandar um e-mail antes ou ligar pra uma pessoa e isso é ótimo pra criar relacionamento, é excelente fazer isso.

E o que você vai fazer, você vai falar com a pessoa que quer conhecer ela melhor, dizendo que tem interesse de conhecer melhor os seus clientes ou a gente quer melhorar nossa empresa nisso, nisso e nisso.

E eu gostaria de fazer algumas perguntas pra você responder.

Muitas pessoas se sentem a vontade pra fazer isso, especialmente de ela tiver ficado satisfeita com o produto ou serviço que você vendeu pra ela

Conclusão

Aqui eu falei três ferramentas que se você tem interesse e eu recomendo fortemente que você tenha em conhecer o seu publico.

Isso vai ajudar a vender mais, então, use estas três ferramentas:

  • Redes sociais
  • Pesquisa
  • Entrevista

Com certeza você vai conhecer melhor o seu publico e você vai ajudar na hora de se relacionar e posteriormente vender pra eles.

Espero que você tenha gostado, e como você já sabe, deixe seu comentário aqui embaixo falando o que você achou, se gostou ou não gostou.

Se gostou da um joinha ai, é importante pra mim saber qual que esta sendo o seu feedback relacionado ao vídeo.

E pra fazer na pratica sobre o que comentei aqui, deixa seu comentário se você tem duvidas sobre negócios, especialmente sobre e-commerce, venda em lojas virtuais, deixa aqui embaixo também que eu vou responder em um próximo vídeo.

Um grande abraço e até a próxima.