[Vídeo] 3 coisas que você deve fazer antes de começar a divulgar a sua Loja Virtual

Você já fez alguma ação de marketing para a sua loja virtual esperando alto retorno, mas as coisas não aconteceram como você esperava?

Bom, se você é como a maioria a resposta provavelmente é sim.

Nesse vídeo vou explicar 3 coisas que você deve fazer antes de investir o primeiro centavo em alguma ação de marketing.

Clique no play abaixo e assista

Espero que tenha gostado do vídeo.

E deixe um comentário abaixo dizendo o que achou. Abraço!

 

Você já fez algum investimento em marketing para atrair pessoas para o seu negocio, sua loja virtual, esperando altos retornos e no final acabou se frustrando, não conseguindo fazer nenhuma venda?

Se a resposta a esta pergunta é sim, existem diversos fatores que podem ocasionar isso, mas uma coisa que poderia minimizar bastante a probabilidade disto acontecer é um plano de marketing.

 

O QUE É PLANO DE MARKETING?

Basicamente plano de marketing é um documento onde você vai colocar todas as suas ações.

O que você vai fazer, que canal você vai usar, o que você espera ter de retorno.

Basicamente, um plano de marketing é isso, um documento para você saber se sua ação de marketing deu certo ou não.

Mas, nesse vídeo (artigo) especificamente eu não quero te falar como criar um plano de marketing, possivelmente em outro vídeo vou te explicar detalhadamente como fazer isso.

Aqui eu quero te mostrar o que fazer antes de criar ações de marketing.

Antes de criar seu plano de marketing o que você precisa saber.

Se você não fizer essa três coisas, a chance de você perder dinheiro é muito grande

A primeira coisa que você deve fazer é:

 

Conhecer o seu publico.

Existem algumas coisas especificas que você deve saber.

Quais são os sonhos e quais os desejos dos seus clientes ao comprar de você, o que ele realmente quer?

Quando ele compra o seu produto aquele produto representa o que pra ele?

Isso é um jargão que usamos muito, mas a pessoa não quer o produto, ela quer a transformação que aquele produto vai trazer.

Então, identifique quais são esses sonhos e os desejos que o seu publico tem relacionado ao seu produto.

Outra coisa bastante importante, quais são as dores dele e o que o incomoda, sera que tem alguma coisa que o incomoda e o seu produto pode resolver?

É importante também você saber são as objeções.

O que pode impedir uma pessoa de compra de você, que tipo de objeção ela pode ter.

Objeção é quando a pessoa talvez queira comprar mas pensa, a mais tem isso ou aquilo que me atrapalha.

Então, você tem que identificar que tipo de objeção que a pessoa tem, talvez ela não confie tanto na sua loja, ou então ela não sabe se o produto não servir pra ela como ela vai fazer.

 

Defina o seu posicionamento de mercado

A segunda coisa que você precisa é identificar seu posicionamento de mercado.

Qual o posicionamento, como as pessoas enxergam sua empresa?

Um exemplo bem clássico é o da Pepsi:

Durante muito tempo a Pepsi ficou brigando com a Coca-Cola tentando tomar o primeiro lugar de tudo que é jeito.

Depois ela viu que não era eficiente esta estrategia, era algo praticamente impossível e acredito que realmente era impossível mesmo tirar este primeiro lugar no rama de refrigerantes da Coca-Cola.

Então o que a Pepsi fez?

Ela mudou o seu posicionamento de mercado para o “Pode ser” ou seja, quando não tiver Coca-Cola ela quer ser a segunda opção.

Ao invés de você ficar brigando com as grandes lojas com os grandes mercados, é muito mais inteligente você escolher o seu posicionamento.

Exatamente como a Pepsi fez, então invés de você querer vender  de tudo como a Netshoes vende, venda nichos, pequenos mercados por exemplo: venda somente produtos voltados para ping pong, roupas para goleiros.

Assim você vai definir seu posicionamento, que vai facilitar muito de você vender.

 

Pergunte-se, faz sentido essa pessoa comprar de mim?

A terceira coisa é fazer uma analise, chamada de matriz SWOT ou fofa, que significam forças, oportunidade, fraquezas e ameaças.

Basicamente é pegar seus principais concorrentes e fazer uma analise deles e do seu negocio e conseguir responder o porque a pessoa deve comprar de você e não do seu concorrente.

Ao fazer esta analise você vai saber se faz sentido a pessoa comprar de você, porque pode ser que não faça, em muitos mercados muitas vezes não faz.

Eu posso falar pra você isso com muita propriedade porque na primeira loja virtual que eu tive, que era no ramo de perfumes importados, não fazia nenhum sentido as pessoas comprarem da gente porque os concorrentes tinham inúmeras ventagens em relação a nossos produtos.

Tudo que fossemos pegar como métrica os concorrentes eram melhores que a gente, então não faria sentido a pessoa comprar.

Conclusão

Então, resumindo ai o que foi falado, saiba quais são as dores os sonhos as objeções de quem vai comprar de você.

Defina seu posicionamento de mercado e responda a pergunta: Faz sentido a pessoa comprar de mim?

Se não fizer, não vai adiantar nada você gastar um centavo e marketing porque dificilmente suas ações vão dar certo.

Espero que tenha gostado, deixe seu comentário abaixo falando se gostou ou não, isso é muito importante pra mim para os próximos vídeos e artigos.

Grande abraço e até a próxima.